
O INSTITUTO TJNS
O Instituto TJNS nasceu em 2 de abril de 2020 como uma ação chamada TODOS JUNTOS NINGUÉM SOZINHO em resposta à pandemia de Covid-19, inicialmente focado na distribuição de alimentos e itens de higiene para famílias em vulnerabilidade social em Petrópolis, RJ. Desde então, expandiu suas áreas de atuação para enfrentar emergências climáticas, igualdade de gênero e direitos humanos, tornando-se uma organização referência no letramento racial, ambiental e climático na cidade e região.
Trabalhamos diretamente com a sociedade civil, promovendo ações de educação, mobilização social nos territórios e incidência política para enfrentar as injustiças climáticas e ambientais que impactam principalmente mulheres, pessoas negras, jovens e populações em situação de vulnerabilidade.
Atuamos na promoção do letramento racial, ambiental e climático por meio de debates, palestras, cursos, workshops, webinários e formações realizadas em parceria com instituições parceiras. O Instituto TJNS combate o racismo ambiental, desempenhando um papel crucial em advocacy contribuindo para a elaboração e influência na criação de leis e campanhas que pensem justiça racial, direitos humanos e adaptação climática.

Missão
Promover a justiça social e climática em defesa dos direitos humanos, oferecendo suporte imediato e educação contínua nos territórios. Nosso foco é proporcionar letramento racial, ambiental e climático, desenvolvendo pesquisas e incidência política.
Visão
Ser uma organização que atua na luta contra a pobreza, a desigualdade, as injustiças ambientais, o racismo, a lgbtfobia e todo tipo de preconceito promovendo diversidade e coletividade. Aspiramos transformar comunidades através da educação, cultura, arte e mobilização.
Valores
Mobilização e Engajamento: Trabalhar em conjunto para apoiar e fortalecer as comunidades, periferias e favelas.
Justiça: Combater a desigualdade social, o preconceito, a discriminação e o racismo de todas as esferas.
Inclusão e Equidade: Apoio às mulheres, jovens, crianças e à comunidade LGBTQIA+.
Sustentabilidade: Promover a educação ambiental e climática para adaptações às mudanças do clima.
Empoderamento: Capacitar indivíduos e territórios através da formação e qualificação.